top of page

CUIDAR INSPIRA
NOSSOS SONHOS

 Vale a pena acreditarmos no potencial de nossas crianças com atrasos do neurodesenvolvimento!

Estrutura

ESTRUTURA

Aqui na Clínica Specially, temos um espaço projetado com o propósito de elevar a qualidade de vida de toda a família. Oferecemos um tratamento de excelência para crianças com atrasos no neurodesenvolvimento, proporcionando mais autonomia, aprendizado e experiências enriquecedoras.

Parque 6D

Este é o nosso Mundo Sensorial, repleto de estímulos sensoriais! O Parque 6D é um centro de estimulação que instrumentaliza, integra e otimiza os diversos tipos de terapias e tratamentos para crianças com atrasos do neurodesenvolvimento, como ciência ABA, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicoterapia, psicologia, psicomotricidade e integração sensorial de Ayres com terapeuta ocupacional.
Esta tecnologia foi importada dos Estados Unidos e nos proporciona recursos que otimizam as terapias, permitindo que as diversas áreas atuem em conjunto, enxergando o indivíduo como um todo. Com isso, é possível oferecer um tratamento abrangente e eficiente, que ajuda a maximizar o potencial do paciente e melhorar a sua qualidade de vida.

Cozinha terapêutica

A terapia alimentar na cozinha terapêutica permite o trabalho de habilidade relacionada à rotina de alimentação, além de questões como a seletividade ou dificuldades alimentares. Dentre outras estratégias, utilizamos a aproximação sucessiva e gradual de alimentos por meio do lúdico, do envolvimento da criança no preparo dos alimentos, da participação na escolha dos ingredientes (na cozinha e na horta terapêutica) até que a criança seja capaz de tolerar, interagir, cheirar, tocar, provar e comer, aumentar o repertório alimentar e o consumo dos grupos alimentares. Além disso, são desenvolvidas habilidades relacionadas com a coordenação motora fina, alterações sensoriais e autonomia na hora da refeição.

Salas de terapia

Nossas salas de terapia foram projetadas para garantir a qualidade da terapia e da experiência de nossos pacientes e terapeutas.

  • TODAS as salas dispõem de espelho unilateral (tecnologia one way mirror). Isso possibilita que, do lado de fora, possamos ver tudo o que está acontecendo dentro da sala durante a terapia, considerando que a criança e o terapeuta não conseguem nos ver do lado de dentro. Desta forma, temos alguns benefícios importantes:

    • Nossos terapeutas podem ser avaliados pelos supervisores e coordenadores responsáveis;

    • Outros profissionais podem ser treinados ao assistir as sessões;

    • As famílias podem acompanhar a evolução de seus filhos e também aprender alguns manejos para replicarem em casa, potencializando o desenvolvimento.

  • TODAS as salas de terapia também possuem fórmica antifúngica e bactericida, espelho, pisos com isolante térmico, isolamento acústico e iluminação dimerizável, favorecendo a qualidade da terapia de todos os presentes no ambiente terapêutico e prevenindo crises sensoriais frequentemente associadas a indivíduos com TEA.

Sala de integração sensorial de Ayres

Oferecemos uma sala ampla equipada, reunindo em um único ambiente uma grande variedade de instrumentos modernos e cientificamente recomendados, que promovem a organização sensorial e auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para o dia a dia, trabalhando a autonomia e independência.

Esses equipamentos foram projetados para o estímulo através da manipulação com segurança e criatividade em um processo natural e lúdico, focando em sensações corporais. 

Nossa equipe de profissionais realiza avaliações completas, a fim de fornecer intervenções personalizadas, baseadas nos princípios de engajamento, brincadeira, segurança, oportunidades sensoriais, respostas adaptativas e aliança terapêutica.

Vila Specially
Family Playing with Ball
Design sem nome (5).png

Vila Specially

São os 34mil m² dos sonhos!

Esta é uma expansão de nossa Clínica, que oferece terapias em ambientes diversos, muito contato com a natureza, proporcionando a generalização de habilidades adquiridas em ambientes controlados, como o ambiente clínico, bem como o desenvolvimento de novas habilidades.

 

Com uma abordagem multidisciplinar, nossa equipe altamente qualificada de terapeutas trabalha em estreita colaboração com os pacientes e suas famílias para garantir que as necessidades e objetivos terapêuticos individuais sejam atendidos de maneira adequada e personalizada.

 

Assim garantimos excelência nos estímulos para o desenvolvimento de habilidades básicas e complexas, estimulação motora ampla, grossa e fina, estimulação na linguagem, da cognição, dos sistemas sensoriais e habilidades de vida diária. 

Aplicativo Specially

Aqui temos um software onde os pais podem acompanhar a evolução das crianças.

  • Os dados são atualizados diariamente, permitindo que os pais acompanhem a evolução da criança e os resultados da intervenção. Quando você mede um comportamento, é possível melhorar e otimizar tempo e recursos.

  • É preciso verificar a efetividade da intervenção. Os dados provam para os pais e para a equipe multidisciplinar se houve progresso ou não. E os dados estarão disponíveis no aplicativo para consulta da família e dos profissionais. Além disso, é possível ter acesso às gravações das terapias ou assistí-las em tempo real.

É a tecnologia e inovação nos auxiliando em busca de mais qualidade de vida.

Design sem nome (7).png
Família

Cuidados com a família

Nós sabemos a importância da família para o desenvolvimento da criança e é por isso que aqui na Specially priorizamos também o cuidado com os pais.

​

Pai, mãe e irmãos precisam estar BEM e ter todo o apoio necessário para serem capazes de cuidar ainda melhor da criança com atrasos do neurodesenvolvimento.

​

O processo pode ser doloroso, haverá medo e as lutas não serão fáceis! Mas com a família fortalecida emocionalmente e devidamente orientada, haverá ainda mais empenho para garantir um ambiente de estímulo, de amor e compreensão para a criança em casa.

O que oferecemos

RODA DE CONVERSA

A nossa roda de conversa é uma estratégia terapêutica poderosíssima!

Aqui nós trabalhamos com o grupo uma temática em comum, possibilitando a troca de vivências, o compartilhamento de informações, serviços, dicas, dificuldades enfrentadas, além da aquisição de conhecimento.

Ciência ABA

Ciência ABA

Colocando em prática

INTENSIDADE

É recomendado que a intensidade seja entre 20 e 40 horas semanais, considerando a triangulação: ambiente terapêutico / doméstico / escolar. Aqui na Specially, oferecemos 20 horas semanais e também o apoio necessário para que os cuidadores possam complementar as horas indicadas no plano terapêutico nos demais ambientes. 

ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis, ou, em português, análise do comportamento aplicada. A ciência é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico.

​

Pra quem é indicado?

Especialmente para pessoas com atrasos do neurodesenvolvimento, como autismo, síndrome de down, déficit cognitivo, etc.

​

Como é trabalhado?

Em cada caso, é necessário uma análise para que seja feito um tratamento baseado nas individualidades de cada criança. Além disso, diferentemente de outras terapias, não se tem o foco somente em determinados comportamentos e observações, mas sim em tudo capaz de ser um objeto de influência.

​

Benefícios

Entre os diversos benefícios relacionados ao tratamento pela Ciência ABA, os principais estão relacionados ao autodesenvolvimento e autonomia. A comunicação é algo desenvolvido ao longo da terapia, levando a melhorias consideráveis. Por consequência, a contribuição para independência em processos comuns do dia a dia é evidente.

Design sem nome (6)_edited.png

@clinicaspecially

bottom of page